El Baño del Papa

O Banheiro do Papa é mais um daqueles filmes que nos faz sentir orgulho da produção cinematográfica latino-americana.

O filme, vencedor de 5 prêmios no festival de Gramado (Melhor Filme – Júri Popular, Melhor Ator – César Trancoso, Melhor Atriz – Virginia Mendez, Melhor Roteiro, Prêmio da Crítica) se passa em Melo, uma cidade uruguaia com 51 mil habitantes, que em 1988 recebeu a visita do Papa João Paulo II, criando a ilusão de que, com a chegada de tantos visitantes, todos poderiam ficar ricos vendendo comida.

Los Quileros”, são pessoas que atravessam a fronteira comprando produtos mais baratos para revende-los em seu próprio país. É assim que Beto, nosso personagem principal ganha a vida e sustenta sua mulher. è uma vida difícil, já que os guardas da fronteira estão sempre prontos pra ganhar um extra, ou levar alguns “presentes” retirados dos produtos levados pelos muambeiros.

Com a visita do Papa e com pessoas fazendo empréstimos, penhorando suas casas, Beto tem a brilhante idéia de construir um banheiro para que as pessoas, depois de terem comido tanto, possam usar.

Beto não é um personagem carismático. É orgulhoso, machista, egoísta e tem grandes dificuldades em seu relacionamento com sua filha, que no fim se revela ser a única pessoa que o entende de verdade.

O momento crucial é a redenção de Beto, quando sua filha, tão distante dele durante toda a trama, derrama lágrimas ao ver o esforço desesperado do pai.

Os impactos causados por aquela visita, na pequena e desolada cidade de Melo são mostrados de forma crua, misturando atores e não atores e algumas fotografias do resultado fina, com um resultado espetacular.

BAIXE ESTE FILME!

Anúncios

Sobre Niara de Oliveira

ardida como pimenta com limão! marginal, chaaaaaaata, comunista, libertária, biscate feminista, amante do cinema, "meio intelectual meio de esquerda", xavante, mãe do Calvin, gaúcha de Satolep, avulsa no mundo.
Esse post foi publicado em filmes, Postagens, vídeo e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s